As lentes de contato dental são peças de porcelana fabricadas em laboratório que recobrem as superfícies dentárias, possibilitando alterar forma, tamanho e cor dos dentes. É um tratamento odontológico estético que promove uma melhoria da aparência dos dentes, garantindo um sorriso mais harmônico devolvendo aos dentes um alinhamento, formato e tom uniformes.
O tratamento com as lentes de contato dental se inicia com um minucioso estudo e planejamento do caso. São necessários exames radiográficos prévios, fotografias iniciais do rosto e dos dentes do paciente, e moldagens para a confecção de modelos dentários por onde serão feitas as simulações do novo sorriso do paciente.
Mas lentes e facetas de contato dental são a mesma coisa? Muitas pessoas acham que sim, mas os procedimentos são diferentes nos dois casos. A diferença entre as facetas e as lentes de contato dental em porcelana se dá apenas pela espessura de material. Quando o paciente apresenta dentes com a coloração mais escurecida, há a necessidade de um desgaste dentário maior para que a peça de porcelana consiga mascarar a alteração da cor dentária, nesse caso chamamos de facetas de porcelana. Mas quando o paciente apresenta dentes na mesma tonalidade e posicionamento no arco dentário favorável, os desgastes tendem a serem mínimos, permitindo que as peças protéticas sejam feitas com uma espessura fina. Nesses casos lançamos mão das chamadas lentes de contato dental.
Mas devemos saber que nem todo caso pode ser resolvido apenas com as lentes ou facetas de porcelana, em algumas situações são necessários tratamentos prévios, como o uso de aparelhos ortodônticos para conseguirmos um alinhamento dentário mais satisfatório, ou cirurgias periodontais que permitem um nivelamento da altura gengival. Esses tratamentos permitem um resultado final mais estético e funcional, garantindo mais qualidade e longevidade ao tratamento dentário.
As lentes de contato dental possuem um excelente durabilidade, em média 15 anos, mas há a necessidade da suspensão de hábitos, como bruxismo (apertamento dentário), roer unhas e uso indevido dos dentes para abertura de objetos. É importante também manter a rotina de visita periódica ao dentista para manutenção das lentes, observando sua adaptação e estabilidade.
Autora:
Dra. Priscila de Oliveira Araújo Rosas
Comments